sexta-feira, 3 de julho de 2015

Opção “Desfazer envio” finalmente vira recurso oficial do Gmail

Adicione esse recurso ao “Porque você demorou tanto, Google?”. Um dos maiores recursos acaba de sair dos laboratórios experimentais da empresa para tornar-se uma parte regular do Gmail: Desfazer Envio (Undo Send, em inglês). Com esse recurso habilitado, você tem um número pré-determinado de segundos para desistir de mandar um e-mail que acabou de enviar.
 
Caso você nunca tenha usado esse recurso, não posso destacar o suficiente como ele é útil. Todos já enviamos e-mails que não queríamos ou tivemos dúvidas sobre possíveis erros de grafia. Antes do Desfazer Envio, só podíamos aguentar aquilo e viver com os nossos erros. O que não é uma situação muito boa para se estar quando o e-mail é uma ferramenta de comunicação tão importante.
 
Vale notar que o Desfazer Envio começou como um recurso experimental do Google em 2009, quando oferecia um período de recuperação de apenas cinco segundos. Foi um sucesso logo de cara e tornou-se um favorito de muitas contas Gmail desde então.
 
Apesar de ser útil, o recurso possui limites além desse período de tempo para desfazer o envio. Uma vez que clicar no botão Enviar, uma opção para desfazer a ação aparece no topo da sua caixa de entrada ou qualquer página que estiver quando o e-mail foi enviado. Se sair dessa página, a opção Desfazer Envio aparece imediatamente, independente do período de tempo disponível. Em outras palavras, quando você usar essa opção não clique em nada até clicar no link Desfazer Envio.
 
É possível configurar o tempo limite para desfazer o envio do e-mail entre 5 segundos e 30 segundos.
Vale notar que recentemente o recurso foi adicionado ao novo aplicativo de e-mail do Gmail, o Inbox.

Nenhum comentário: